Título do post
Descrição do post.
luizhmgoncalves
2/5/20220 min lesen
Escreva aqui o conteúdo do post
Gustavo Brinholi e Luiz H. Marques se conhecem em março de 2017, no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro. O encontro se deu por conta de um trabalho cinematográfico no qual os dois participavam: Brinholi como músico e Marques como diretor de fotografia. Um novo encontro entre os dois acontecerá em Roma, no mês de outubro daquele mesmo ano, quando Gustavo Brinholi é convidado a acompanhar o Congresso Humanae Vitae - 50 anos depois, para realizar entrevistas com alguns participantes visando criar um vídeo publicitário para a Marcha pela Vida de 2018. Gustavo não hesita em chamar Luiz Henrique Marques para realizar o trabalho junto com ele.
Segue o depoimento de Gustavo Brinholi no Congresso Humanae Vitae, a audácia de uma encíclica sobre a sexualidade e a procriação"
"Em 2017, pediram-me para fazer um vídeo publicitário para a Marcha pela Vida em Roma, que seria realizada em maio de 2018. Para fazê-lo, eu deveria entrevistar os participantes e alguns estudantes universitários presentes na conferência Humanae Vitae - 50 anos depois, no Angelicum, em Roma. Naquela época, eu estava em uma jornada de volta à fé católica, que havia começado antes do meu casamento em maio de 2017. Eu não pertencia a nenhuma associação "Pró-Vida" e todo esse universo era, para dizer a verdade, bastante desconhecido para mim.
Então fui, junto com meu colega Luiz Henrique Marques, fazer esse trabalho. Dois meses antes da conferência da Humanae Vitae, acompanhei minha esposa pela primeira vez a um exame ginecológico. Durante o exame de ultrassom, o médico nos disse que a gestação estava atrasada e que havia uma grande probabilidade de aborto espontâneo nos dias seguintes. Naqueles dias, a esperança nos aproximou: choramos juntos, oramos juntos. A natureza seguiu seu curso e, ao contrário de nossas expectativas, nossos primeiros filhos - era uma gravidez de gêmeos - foram para o céu antes mesmo de darmos as mãos.
As experiências dos meses anteriores me fizeram chegar a Roma muito sensibilizado com os temas da Humanae Vitae. As conferências e o ambiente cheio de cientistas, padres, fiéis e, acima de tudo, tantos jovens, despertaram em mim o desejo de falar sobre esse evento e a Encíclica Humanae Vitae para o mundo inteiro. Jean Marie La Mene me presenteou com um belo verso poético bioético do Dr. Jerome Lejeune:
"Contracepção é fazer amor sem fazer um filho -.
Inseminação artificial é fazer um bebê sem fazer amor -.
Aborto é desfazer um bebê.
Pornografia é desfazer o amor.
Todas essas práticas, em graus variados, são incompatíveis com a lei natural."
Usando as palavras de Jean Marie Le Mené durante a Conferência de 2017, "esse geneticista francês tinha o dom de tornar as questões mais complexas e sensíveis claras e acessíveis a todos"
Durante aquele fim de semana de outubro no Angelicum, por meio do testemunho do Sr. Le Mené e de tantos outros, Deus me chamou para colocar em prática meu ofício de artista: buscar a Beleza que reflete a Verdade. Assim, decidi fazer um documentário que reunisse histórias de vida que ilustrassem os temas dessa preciosa Encíclica. Luiz Henrique Marques concordou em iniciar essa jornada que durou de janeiro de 2018 a janeiro de 2020, quando finalmente fizemos a Avant Premiere do Filme durante a Marcha pela Vida em Washington D.C. nos Estados Unidos.
Hoje, junto com as muitas pessoas que também estavam presentes naquela Convenção de 2017, convido-os a assistir ao nosso filme. O Filme é nosso pequeno testemunho de mudança de vida depois de participar de uma Convenção como essa, onde trabalhamos com alegria para espalhar a Beleza e a Verdade no mundo.
É um filme independente, feito com a indispensável contribuição da Providência, que nos apresentou aos entrevistados e apoiadores espirituais e materiais. Cerca de 100.000 pessoas o assistiram em todo o mundo.
Peço-lhes que o divulguem novamente: em suas paróquias, universidades, em suas casas.
Desde que comecei o filme, meus dois filhos, Davide e Elisabetta, nasceram. E no final de 2019, quando estávamos prestes a finalizar a primeira versão do filme, Luiz H. Marques descobriu que sua esposa estava finalmente grávida, depois de esperar cinco anos. Sua filha está com 4 anos.
Esses são os mistérios da Beleza."